Clonagem e transgênicos
Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – micro-organismo, vegetal ou animal.
A reprodução assexuada é um método próprio dos organismos constituídos por uma única ou por um escasso número de células, por via de regra absolutamente dependentes do meio onde vivem e muito vulneráveis às suas modificações.
Clonagem em biologia é o processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas reproduzirem assexuadamente. Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos. Mas genericamente, o termo refere-se à produção de várias cópias de um produto, tais como os meios digitais ou de software.
Exemplo no Brasil
O primeiro clone de gado holandês nascido no Brasil é uma bezerra, que nasceu de cesariana no dia 10 de agosto, mas só agora foi apresentada.
Marc Massarati, responsável pela clonagem, explica que as células retiradas do tecido de uma vaca foram cultivadas em laboratório. O processo durou sete dias e gerou um embrião que foi implantado em um animal receptor, também chamado de barriga de aluguel
Dolly
A primeira clonagem bem-sucedida de um animal adulto foi realizada em 1996, pelo embriologista Ian Wilmut, na Escócia. Dessa experiência nasceu a ovelha Dolly.
Dolly nasceu de células mamárias retiradas de uma ovelha adulta.
Como é feito?
Os cientistas removem o material genético de uma óvulo não-fertilizado e o substituem pelo DNA de uma célula do ser que se deseja clonar. Sob as condições apropriadas, o óvulo começa a se dividir e formar um embrião, que é implantado em um útero.
Organismos trangênicos engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos