Clonagem humana
Biologia
Como fazer um clone de mim próprio?
Como fazer um clone de mim próprio?
Na reprodução assexuada, formam-se novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem ocorrer fusão de gâmetas, ou seja, sem fecundação.
Em todos os processos de reprodução assexuada, um único progenitor dá origem a descendentes. Neste tipo de reprodução verificam-se multiplicações celulares em que o núcleo se divide por mitose e por isso os indivíduos das gerações seguintes vão ser geneticamente idênticos aos seus progenitores. A produção de indivíduos geneticamente iguais chama-se clonagem. Esta designação pode ser atribuída a qualquer processo de reprodução assexuada e os indivíduos assim originados são clones. Por vezes surgem gémeos verdadeiros que resultam da separação das duas células provenientes da primeira divisão mitótica do ovo, originando embriões geneticamente idênticos, mas a clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais.
Existem vários tipos de clonagem. Um tipo de clonagem é a reprodutiva que consiste em criar um ser idêntico ao ser que submeteu-se à clonagem para fins de reprodução artificial. Também existe a clonagem terapêutica que consiste no uso do método científico clonagem para originar um ser com os genes semelhantes ao ser a que foram retiradas as células epidérmicas para criar o clone. Uma maneira de criar o meu clone seria extraindo o meu DNA de uma das minhas células somáticas. O núcleo de um óvulo de uma mulher seria removido e o meu DNA que contém 46 cromossomas seria introduzido no óvulo que continha o núcleo. O óvulo que está agora geneticamente modificado seria então estimulado a iniciar o seu desenvolvimento como embrião. O embrião seria o meu irmão gémeo idêntico. Quando ele fizesse duas semanas de vida, ele seria destruído e as suas células estaminais seriam extraídas. Essas células estaminais seriam levadas