Clonagem humana
Clonagem humana: aspectos éticos
Human cloning: ethical aspects
Daniel Romero Muñoz1
Muñoz DR. Clonagem humana: aspectos éticos. Saúde, Ética & Justiça. 2004;9(1/2):5-8.
RESUMO: A clonagem da ovelha “Dolly” fez aflorarem dilemas morais, que desencadearam um temor inopinado, que acarretou, em vários países, a proibição desse tipo de pesquisa. O autor expõe alguns desses dilemas e discute seus aspectos éticos à luz dos conhecimentos atuais, enfatizando que a melhor política não é proibir mas controlar. Defende que o Brasil tem mecanismos que podem ser utilizados para manter esse tipo de pesquisa sob controle, mas é preciso que continue empenhado em desenvolver o senso ético, principalmente, dos seus futuros pesquisadores. DESCRITORES: Clonagem de organismos/tendências, Ética, Bioética.
A proibição da clonagem
Saber que o homem pode brincar de Deus e produzir um animal completo a partir do núcleo de uma célula glandular colocado dentro de um óvulo, causou um susto inesperado, em muitas pessoas, suscitando dúvidas e perguntas. A possibilidade da ciência fazer seres humanos em laboratório, despertou nosso medo atávico diante do mistério da vida e gerou pânico. O Vaticano condenou veementemente a clonagem da Dolly e pediu que qualquer experiência de duplicação de animal fosse proibida. O presidente dos Estados Unidos proibiu a destinação de verbas públicas para pesquisas nessa área.
Outros países seguiram a mesma linha, proibindo pesquisas dessa natureza com medo de que fossem feitas clonagens humanas. No Brasil, a lei que regulamentou o uso das técnicas de engenharia genética já coibia não apenas a clonagem, mas estendia a proibição para qualquer pesquisa com células germinativas humanas1. Os dilemas da clonagem
Muita gente ficou apavorada ao pensar que no futuro nosso mundo poderia ser povoado por seres
Professor responsável pelas disciplinas de Medicina Legal da Faculdade de