Clinica Medica
AVCI O AVCI ou derrame cerebral isquêmico, acontece quando há uma redução do suprimento de sangue para uma parte do cérebro, ocasionando diminuição no seu funcionamento. Podendo afetar artérias grandes ou pequenas no cérebro, sem o fornecimento de sangue adequado, as células naquela área do cérebro deixam de funcionar e morrem rapidamente.
Existem dois tipos de derrame isquêmico:
Trombótico - Causado por um coágulo sanguíneo formado no interior das artérias cerebrais.
Embólico - O coágulo é formado em outra parte do corpo, se desgruda e vai em direção ao cérebro pela corrente sanguínea, causando o entupimento de uma artéria cerebral, já estreitada por placas de gordura, bloqueando o fluxo de sangue para uma parte do cérebro.
AVCH O AVCH ou derrame cerebral hemorragico ocorre pela ruptura de um vaso sanguíneo intracraniano. O sangue em contato com o parênquima nervoso tem ação irritativa. Além disso, a inflamação e o efeito de massa ou pressão exercida pelo coágulo de sangue no tecido nervoso prejudica e degenera o cérebro e a função cerebral. Pode ser divido em dois tipos, O sangramento intraparênquimatoso ou a hemorragia subaracnóidea:
O sangramento intraparênquimatoso ocorre por ruptura dos aneurismas de Charcot-Burchard, pequenas formações saculares das artérias cerebrais na transição da substância branca com o córtex cerebral que se formam pela hipertensão arterial descontrolada ou não tratada.
A hemorragia subaracnóide ocorre por sangramento de aneurismas cerebrais(defeito ou formações saculares das artérias) no espaço licórico ou subaracnóideo. Eles tem provavelmente origem congênita.
Cuidados de Enfermagem
Promover ventilação e perfusão adequadas
Manutenção das vias aéreas desobstruídas é fundamental para a oxigenação e perfusão cerebral
Posicionar o doente com a cabeceira da cama elevada a cerca de 30°, numa posição que impeça a língua de cair e, assim, obstruir as vias aéreas
Avaliar oximetria de pulso e gasimetria