Climatologia
DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS- GEOGRAFIA
DISCIPLINA: CLIMTOLOGIA BÁSICA
Ariane Melchior Nunes da Horta 201132002-8
Guilherme Chalo Nunes 201132017-6
1. Esses fenômenos fazem parte de uma dinâmica maior na atmosfera que é o ciclo hidrológico da água. Este consiste na circulação da água quando ela evapora pela ação da radiação solar em solos, rios e oceanos; assim grandes quantidades de água (vapor) ascendem a atmosfera, quando este vapor d´água esta em altitude ele se resfria, atinge o ponto de saturação do ar (ponto de orvalho) portanto há maior possibilidade de condensação e formam-se nuvens. Em noites com poucas nuvens e estável, o solo se resfria com mais facilidade e o ar fica mais quente e com isso, por condução, o ar fica mais frio até o ponto de orvalho. Quando a superfície se resfria abaixo desta temperatura, há uma formação de uma fina camada de umidade sobre a superfície, que é chamado de orvalho. Quando o orvalho atinge a temperatura de congelamento (0° ou menos) irá se formar uma fina camada de gelo sobre a superfície assim chamada de geada.
Com o processo de inversão térmica que ocorre em climas urbanos com noites calmas e com uma faixa de ar úmido sobreposta de uma faixa de ar seco, resfriando com mais facilidade a faixa inferior formando assim uma fria camada de ar impedindo a circulação. Assim o ar úmido não consegue ascender, o ar satura atinge o ponto de orvalho, condensa e forma uma “nuvem na superfície” , o que chamamos de nevoeiro.
Assim esses processos são muito parecidos. A nuvem e o nevoeiro se diferem quanto à altitude em que eles se formam; a geada e o orvalho se diferem quanto à temperatura da superfície que congela ou não a camada de umidade em superfície.
A nevoa se difere do nevoeiro pela diferença do campo de visão; a nevoa, visualizamos além de 1 km de distância; no nevoeiro, conseguimos visualizar até 1Km de distância.
2. Os mecanismos de ascensão do ar são três: a