clima
O clima compreende um padrão dos diversos elementos atmosféricos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frentes frias, tempestades, furacões e outros estão associados tanto às variações meteorológicas preditas pelas leis físicas determinísticas, assim como a um conjunto de variações aleatórias dos elementos meteorológicos cuja principal ferramenta de investigação é a estatística. As semelhanças em várias regiões da Terra de tipos específicos caracterizam os diversos tipos de clima, para o que são consideradas as variações médias dos elementos meteorológicos ao longo das estações do ano num período de não menos de 30 anos.
Clima, num sentido restrito é geralmente definido como 'tempo meteorológico médio', ou mais precisamente, como a descrição estatística de quantidades relevantes de mudanças do tempo meteorológico num período de tempo, que vai de meses a milhões de anos. O período clássico é de 30 anos, definido pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). Essas quantidades são geralmente variações de superfície como temperatura, precipitação e vento. O clima num sentido mais amplo é o estado, incluindo as descrições estatísticas do sistema global. O clima é a descrição dos ciclos de tempo em termos das médias de temperatura e outras variáveis obtidas durante muitos anos de observação. Além dos valores médios, uma descrição completa do clima também inclui medidas de quanto tem sido a variação do tempo meteorológico, tais como as temperaturas mais altas ou mais baixas já registradas num certo dia.
Desse modo, refere-se às características da atmosfera inseridas nas observações contínuas durante um período determinado Percebe-se, pois, como a distinção entre clima e tempo meteorológico se baseia no intervalo de tempo de observação. O clima é a média de longo prazo do tempo num determinado lugar e num certo intervalo temporal do dia e do ano.
Essa diferenciação esclarece que o clima é um termo mais compreensivo, pois abrange maior