clima
RELATÓRIO DE VISITA A ESTAÇÃO METEOROLOGICA
CURITIBA
2014
Introdução
Este trabalho tem por objetivo apresentar um relatório de visita à estação meteorológica do INMET (instituto nacional de meteorologia) e SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná) com objetivo de avaliação para a disciplina de climatologia básica, do curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná, ano de 2014.
Para tanto serão aqui apresentadas às informações levantas na visita de campo do dia 31/10/2014 na orientação do professor Wilson Flavio Feltrim Roseghini.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi criado pelo Decreto 7.672 do presidente Nilo Peçanha, em 18 de novembro de 1909, com o nome de Diretoria de Meteorologia e Astronomia, órgão do Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Ao longo de sua trajetória, o Instituto passou por várias denominações até chegar a Instituto Nacional de Meteorologia (Lei 8.490, de 19 de novembro de 1992), órgão da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Somente em 1910, ano seguinte ao da criação do INMET, a atividade de observação meteorológica passou a ser feita de forma sistemática. O primeiro período normal climatológico elaborado pela instituição compreendeu os anos entre 1931 e 1960, com sua posterior publicação em 1969.
A leitura de dados meteorológicos no Brasil já era realizada desde o final do século XIX, mas foi apenas a partir de 1909 que o Brasil passou a integrar uma rede mundial para poder fornecer esses dados.
Fonte: João Lima Sant’Anna Neto, em A Gênese da Climatologia no Brasil: O Despertar de uma Ciência - FCT/UNESP.
O sistema meteorológico brasileiro é dividido em 10 distritos, o Paraná pertence ao 8º distrito, juntamente de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estado esse cede do distrito.