CLIMA ORGANIZACIONAL
A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL SOB A QUALIDADE DE VIDA DOS FUNCIONÁRIOS
1. Questões estratégicas de Pesquisa.
Após analisarmos o caso da empresa JL Brass, que atua no ramo de metal mecânico, podemos observar que ela vinha sofrendo problemas quanto à organização do ambiente de trabalho, estrutura dos postos de trabalho, riscos, ruídos, estresse, afastamentos, alta volatilidade de funcionários, entre outros problemas que poderiam acarretar problemas mais graves à empresa futuramente. Com base nisto, chegamos à situação problema “A influência do clima organizacional sob a qualidade de vida dos funcionários” com este enfoque analisando as possibilidades, decidimos realizar as seguintes pesquisas: clima organizacional, estrutura física da organização, saúde, segurança e bem estar, satisfação, qualidade de vida no trabalho, nível de estresse, higiene, condições ambientais de trabalho e segurança. Nós nos baseamos em pesquisas realizadas no ambiente da biblioteca, em livros e sites confiáveis onde nos auxiliaram na resolução do problema.
2. Conceitos relevantes.
2.1 Clima organizacional
Para Payne e Mansfield (1973), o clima organizacional é considerado como o elo conceitual de ligação entre o nível individual e o nível organizacional, no sentido de expressar a compatibilidade ou congruência das expectativas, valores e interesses individuais com as necessidades, valores e diretrizes formais.
O conceito de clima organizacional envolve um quadro amplo e flexível da influência ambiental sobre a motivação. (CHIAVENATO, 2002, p. 95)
Para Chiavenato (2002) o clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional em que:
a. É percebida ou experimentada pelos membros da organização; e
b. Influencia o seu comportamento.
Segundo Chiavenato (2002) o clima organizacional refere-se ao ambiente interno existente entre os membros da organização e está intimamente relacionado com o grau de motivação de seus