Clima frio de montanha
Itabuna, 10 de Outubro de 2014.
Clima frio de montanha, vegetação e domínio
Trabalho apresentado á docente,***** para a obtenção do II crédito da 3ª unidade, pelas alunas do 2º ano B matutino.
INTRODUÇÃO
Com a realização deste trabalho temos como objetivo estudar o clima frio das montanhas, as suas características, vegetação e domínio.
Vamos basearmo-nos nas informação contidas na Internet.
Clima de montanha
Este clima apresenta frio todo o ano. A temperatura diminui quando a altitude é maior. Há muita precipitação todo o ano e este tipo de clima encontra-se nas principais cadeias montanhosas como, por exemplo, os Alpes (Europa), Montanhas Rochosas (Estados Unidos), Cordilheira dos Andes (América do Sul),Cáucaso (sudeste da Europa), Himalaia (Ásia).
Alta montanha
Montanhas Rochosas
Características do clima de montanha
As temperaturas são baixas. Quanto maior a altitude mais baixa é a temperatura. Numa montanha, a cada mil metros acima, a temperatura cai cerca de 5ºC. . A umidade relativa do ar é bem elevada no lado em que bate o vento: de 80 a 90%. Já no lado em que não ocorre a incidência de vento, ela cai para cerca de 40%.
O índice pluviométrico varia de acordo com a localização geográfica. Em regiões equatoriais e tropicais costuma chover entre 1500 e 2000 milímetros por ano. Já em áreas de clima subtropical os índices ficam entre 300 e 1000 milímetros por ano. Nas áreas da montanha acima de dois mil metros de altitude, há presença de gelo durante o ano todo. Nestas áreas, as temperaturas são baixíssimas, o ar é rarefeito (pouca quantidade de oxigênio) e quase não há presença de vegetação