Clima desértico e semi árido
O clima semiárido tem temperaturas elevadas e escassez de água devido a má distribuição de chuvas, que neste clima tende se intensificar. É pouco úmido e seu índice pluviométrico varia entre 200 mm e 400 mm. Com isso, a paisagem apresenta grande número de xerófilas, plantas capazes de reter água pois tem espinhos no lugar de folhas.
É encontrado no Oriente Médio, norte do Chile, no sul do Peru, nordeste do Brasil, norte do México, sudoeste dos Estados Unidos, norte e sudoeste da África e na Austrália central. No Brasil o território no qual o clima semiárido está presente é o Nordeste e Sudeste. A área corresponde a 11% do total do território.
O clima desértico pode ser encontrado separado em duas categorias. Clima desértico quente e clima desértico frio. Ambos caracterizam-se pela amplitude térmica que pode variar de -5°C a 45°C entre o dia e a noite. Isso ocorre devido à aridez presente. Como é um clima seco e quente tem índices anuais de menos de 250 mm pluviométricos anuais. Ele se origina tanto em áreas tropicais quanto áreas temperadas, como: norte da África, Oriente Médio, oeste dos Estados Unidos, norte do México, litoral do Chile e do Peru, Austrália, sudoeste da África e noroeste da Índia.
A exploração inadequada dos solos nordestinos faz com que 68% do semiárido esteja em grave processo de desertificação.
Uma diferença entre o clima desértico quente e o clima desértico frio é a localização. O clima desértico frio é encontrado no interior dos continentes e delimitado por altas montanhas. Já o clima desértico quente é encontrado na costa ocidental dos continentes podendo chegar até o litoral. Os deserto com estação fria localizam-se em latitudes e altitudes maiores e mostram paisagem variada, e a estepe é a vegetação mais característica das margens desses desertos.
Já os desertos quentes situam-se próximos aos trópicos. O maior deserto quente do mundo é o Saara. Há pobreza