Escola clássica x administração atual
A escola clássica da administração foi Criada com o âmbito de legitimar a personalidade racional-legal em oposição à personalidade tradicional das Empresas era baseada unicamente na “teoria cientifica de Taylor” e a “teoria da administração de Fayol”:
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (Taylor)
A abordagem típica dessa Escola é a ênfase nas tarefas e seu nome deriva da aplicação de métodos científicos (observação, experiência, registro, análise) aos problemas da administração,com vistas a alcançar maior eficiência industrial, produzir mais, a custos mais baixos.
Objetivos da administração científica:
· Eliminar os desperdícios sofridos pela indústria e aumentar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
· Aumentar eficiência pela racionalização do trabalho (TAREFA).
· Aplicar os métodos da ciência - observação e mensuração - aos problemas da administração. TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO – (Fayol)
Enquanto na Administração Científica a ênfase está colocada na tarefa que realiza cada operário, na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores a ênfase é posta na estrutura da organização. No fundo, o objetivo das duas correntes é o mesmo: maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa.
Funções
Administrativas
Funções Funções Funções Funções Funções Técnicas Comercias Financeiras Segurança Contábeis
No entanto com os tantos desafios que a administração vem enfrentado, tais como: globalização, tecnologia intensiva, ecologia e qualidade de vida defesa do consumidor e foco no cliente e a redução da Hierarquia (inversão da pirâmide) as teorias da “Escola Clássica” tem se tornado ultrapassadas. As principais criticas feitas quanto a implantação de tais teorias na atualidade, surgiram juntamente com a criação da Escola de relações Humanas, onde as teorias eram