Clientes Inativos
ÍNDICE
Introdução (justificativa)- Clientes inativos
Por que o cliente fica inativo/ sinais
Ações preventivas
Ações corretivas
Conclusão
INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
Sustentar uma base de clientes ativos que garanta o faturamento necessário para que o negócio seja lucrativo e se possa investir no seu crescimento, é o grande desafio da maioria das empresas, mas os melhores caminhos para se atingir essa meta nem sempre estão claros.
O primeiro caminho percorrido tem sido a constante busca de novos clientes para repor aqueles que deixaram de comprar os produtos ou utilizar os serviços da empresa. A maioria ainda concentra todos os seus esforços de marketing nesta direção.
O segundo caminho, que vem sendo adotado por um número crescente de empresas, é a busca da fidelidade dos seusatuais clientes. Afinal, como vem sendo sistematicamente comprovado, o retorno a médio prazo sobre os investimentos realizados para fidelização é mais alto do que aqueles voltados à conquista de novos clientes.
A integração de estratégias nessas duas direções tem se mostrado uma poderosa alavanca de negócios, possibilitando a sustentação e o aumento da participação de mercado em segmentos muito competitivos.
Há, no entanto, uma terceira direção que tem sido focalizada por uma parcela ainda pequena de empresas: a análise aprofundada dos principais fatores que provocam a perda de clientes e a redefinição de estratégias a partir dessas revelações visando reverter esse quadro.
A razão da baixa exploração dessa estratégia parece ser uma crença predominante de que o único motivo de se investir em clientes inativos é tentar recuperá-los, e que o retorno sobre os investimentos feitos na recuperação de clientes inativos é baixo.
É possível que em algumas empresas o faturamento gerado por campanhas de reativação de clientes tenha sido inferior aos seus custos. No entanto, é provável que mesmo essas empresas reconsiderem sua posição se analisarem a