Cliam organizacional

13857 palavras 56 páginas
8

1 INTRODUÇÃO

Os estudos sobre clima organizacional, no Brasil, se iniciaram nos anos 70 quando foram realizadas as primeiras pesquisas sobre o tema. Já nessa época, os gestores começaram a perceber que fatores que compunham o ambiente de trabalho das empresas poderiam influenciar positiva ou negativamente na motivação dos colaboradores, e que essa influência seria preponderante para o sucesso ou fracasso da organização.
O clima tem relação direta com a cultura organizacional da empresa. Ele é formado pelos valores que seus colaboradores trazem de fora pra dentro da organização e pelas normas de conduta que a empresa determina. Ele reflete a imagem da empresa. Por isso é muito importante que ela fortaleça sua relação com os colaboradores, abrindo canais de comunicações entre eles.
Um grande problema enfrentado pelas empresas atualmente, é a dificuldade que elas encontram para motivar seus colaboradores e assim aumentar a produtividade. As pessoas possuem características individuais, por isso nem todas se motivam pelas mesmas coisas, o que torna o trabalho dos líderes uma tarefa muito difícil.
Por esse motivo, essa pesquisa tem como objetivo relacionar alguns fatores que se bem desenvolvidos e trabalhados, podem fazer com que as pessoas se sintam satisfeitas e consequentemente contribuam para um ambiente favorável, o que poderá levá-la a atingir as metas e objetivos propostos pela direção.
Fatores como: liderança, motivação, qualidade de vida, entre outros, podem fazer a diferença num momento em que o contexto humano ganha força dentro do mundo empresarial, numa crescente busca pelo equilíbrio entre a satisfação do funcionário e a capacidade produtiva da empresa.
Essa satisfação deve ser mensurada para que os líderes tenham um real diagnóstico dos problemas que podem afetar o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, o que consequentemente vai acabar interferindo na produtividade. Estar atenta aos fatores que compõem um

Relacionados

  • Cliam organizacional
    13848 palavras | 56 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas