CLEANTON
Dicas gerais:
Abaixo você encontrará algumas dicas importantes para realizar o processo seletivo por competência:
Você está representando a Empresa, portanto sua postura / comportamento significa para o candidato a nossa IMAGEM.
Durante as colocações do candidato, evite fazer comentários ou brincadeiras sobre o que ele coloca.
A avaliação será realizada através da observação direta de comportamentos trazidos e/ou relatados pelo candidato, que se constituam indicadores da existência das referidas competências.
Não se esqueça de desligar seu celular.
É importante lembrar que as pessoas se comportam de diferentes maneiras face às circunstâncias internas e externas. Seu “estado de ânimo”, motivações, expectativas, a dinâmica estabelecida entre as pessoas, seu nível de stress, com o ambiente, da forma com que são recebidas e tratadas, entre vários outros fatores são dependentes do ambiente que estão inseridas no momento. Por isto, é importante preparar previamente o ambiente para o candidato.
Numa avaliação por competências, deve-se sempre considerar que o não aparecimento de um indicador de uma determinada competência não pode ser tomado como um diagnóstico de não existência da mesma. Por outro lado, o aparecimento de um indicador de competência pode ser tomado sim, seguramente, pelo menos, como um sinal de que há potencial a ser desenvolvido. Quanto maior o número de vezes em que apareça um comportamento indicador de uma determinada competência maior é a segurança que se tem em afirmar tal potencial. Por isso mesmo, a avaliação será apresentada sob forma de uma pontuação simples de cada competência.
Haverá, portanto, uma ficha com um quadro para cada candidato, contendo todas as competências avaliadas e pontuadas, como abaixo:
X
Apresentou contra evidência
?
Não apresentou a evidência de forma clara e consistente *
0
Não trouxe qualquer evidência da competência
1
Trouxe