CLC - Glossário
Interação Social - Entende-se por interação social o processo através do qual as pessoas se relacionam umas com as outras, num determinado contexto social. A interação apoia-se no princípio da reciprocidade da ação e é reconhecida como condição necessária para a organização espaciotemporal. Isto significa que os atos dos indivíduos não são independentes, mas condicionados pela perceção do comportamento do outro.
Contextos de vida - Os seres humanos são seres contextuais.
Todos, desde que nascemos, estamos em um contexto, como os peixes estão na água, como os animais nas terras, no campo, na floresta.
Contextos são como círculos de espelhos nos quais nos refletimos, nos miramos, vemos e somos vistos. Contextos são as pessoas que nos cercam, os ambientes que habitamos, os lugares que frequentamos, as emoções que sentimos, as lembranças que temos, os cheiros que reconhecemos, os ruídos que ouvimos, as sensações que percebemos, as perceções que reconhecemos, as imagens que vemos, os sonhos que tivemos, enfim, todo o património material e não material que nos embala, que nos envolve, que nos acalenta e desenvolve.
Conceito de Património
Conjunto de bens históricos e culturais (materiais ou imateriais) e naturais que tenham valor reconhecido para um determinado local.
O património é de direito público da comunidade no qual está inserido. O objeto pode ser de propriedade particular, mas o seu caráter histórico e/ou artístico, a sua composição imaterial, é de propriedade de todos.
Mudança Social
A noção de mudança social envolve a modificação ou transformação de estruturas de diversos tipos pertencentes a um conjunto populacional. Esta mudança social pode ser expressa de diversas maneiras, desde elementos superficiais e em constante desenvolvimento até em estruturas de tradição enraizada. As razões pelo qual se pode fazer uma mudança social são de várias índoles e podem ser explícitas ou implícitas, voluntárias ou involuntárias de acordo com o tipo de população