CLC Fluxos Migratorios
CURSO EFA – Nível Secundário – 2011/2012
Área de competência chave: Cultura, Língua e Comunicação
Unidade 6 – Culturas de urbanismo e mobilidade
Formadora:
Ana Pereira
Formanda:
Raquel Nozes
Turma: S18 N.º: 27
Índice
Introdução
3
Causas económicas dos fluxos migratórios
4
Estudo do caso
4
A importância da língua portuguesa
6
Apreciação crítica sobre a importância da língua portuguesa no mundo
6
Conclusão
7
Webgrafia
8
Anexos
9
Introdução
No âmbito da área de competência chave de Cultura, Língua e Comunicação, foi-me proposto a realização de um trabalho de pesquisa e escrito sobre os fluxos migratórios, mais propriamente as causas que os originam e a importância que a língua portuguesa tem a nível mundial. No primeiro ponto do trabalho destaca-se os diversos tipos de causas que podem originar os fluxos migratórios, acompanhadas por um exemplo explicativo, cada um; ainda neste primeiro ponto irei descrever um exemplo verídico de um fluxo migratório.
No segundo ponto irei retractar a importância que a nossa língua materna tem a nível mundial, pois esta é a oitava língua mais falada no mundo. Por fim, em anexo, destaco o Glossário com a finalidade de dar um melhor entendimento para os leitores do trabalho em relação às diferenças que existem aos termos lá aplicados (emigração, fluxos migratórios e imigração).
Causas económicas dos fluxos migratórios
Segundo a fonte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxo_migrat%C3%B3rio) os fluxos migratórios são referências genéricas aos movimentos de entrada (imigração) e saída de pessoas (emigração).
Os fluxos migratórios acontecem devido aos vários tipos de causas, económicas, politicas, culturais, naturais, turísticas, laborais, religiosas, entre outras, destas a que vou destacar são as económicas, pois são as que se relacionam com o caso que abaixo irei descrever.
As causas económicas dos fluxos migratórios são essencialmente o desemprego e