CLC DR2 Trabalho Final
Formando(a): Milton José Ferreira Pinheiro
Turma:
Data:3.03.15
ACC:
Cultura, Língua e Comunicação
Núcleo Gerador 5
Tecnologias de Informação e Comunicação
DR 2
CLC
Dimensões de Competência
Elementos de Complexidade atingidos
Critério de Evidência
Cultura
Língua
Comunicação
O Formador:
O uso do Computador no contexto escolar e profissional
Hoje em dia, o uso do computador é indispensável, tanto no contexto escolar como no profissional, devido ao avanço da sociedade e da tecnologia. Permitindo, deste modo, uma comunicação mais rápida e eficiente, uma maior rentabilidade enquanto se trabalha e troca de dados entre pessoas, facilitando, assim, a resolução de problemas.
A escola tem vindo a utilizar, cada vez mais, o computador como instrumento de ensino sobre qualquer domínio de saberes, ocorrendo interação tanto no sentido computador-aluno como aluno-computador.
O computador é, por assim dizer, uma ferramenta por meio da qual o aluno idealiza e desenvolve um conhecimento, seja reproduzindo um saber ou construindo uma aprendizagem. Esta ferramenta provocou uma revolução na forma de educar e aprender devido à sua capacidade facilitadora de acesso à informação e também pelas muitas possibilidades de utilização de novas técnicas de ensino. Neste contexto, o computador deve-se integrar no currículo como uma ferramenta multidisciplinar que o professor pode ensinar e com a qual o aluno pode aprender.
O computador não é um substituto do professor, mas uma ferramenta capaz de auxiliá-lo de diversas formas, viabilizando a transformação da sala de aula num local que estimule os alunos a melhorar os seus conhecimentos e as suas capacidades cognitivas.
É importante salientar que o uso desta tecnologia na escola deve ser supervisionado, pois pode ser mal utilizada fazendo com que os alunos se distraiam.
No contexto profissional, o computador traz-nos vantagens como uma circulação mais rápida da