Classificação dos solos
Para realizar obras de engenharia, é necessário caracterizar e classificar os solos para prever os seus comportamentos mecânicos e hidráulicos. As classificações geotécnicas exigem a realização de alguns ensaios desenvolvidos no âmbito da mecânica dos solos que estudas as características físicas dos solos e as suas propriedades mecânicas.
Uma análise simples e direta de estimar previamente o solo é a táctil-visual, é apenas uma análise primária do tipo de solo. Esse tipo de ensaio é realizado para determinar características predominantes do solo e, a partir de então, as demais características.
Misturando um pouco d’água com uma quantidade de solo nas mãos, pode-se identificar o tipo de solo, através dos parâmetros sensoriais de visão e tato.
Revisão bibliográfica
Amostras utilizadas para a identifiçao visual e táctil do solo podem ser as deformadas ou inderfomadas.
Nas amostras, deve-se notar a presença ou não de matérias estranhos no solo como: matéria orgânica, raízes, lixo, detritos e entre outros. Deve-se atentar também, ao estado de umidade do solo, cor, odores; que são relacionados a presença de matéria orgânica, minerais reconhecíveis a olho nu e sua granulometria. Esta ultima deve ser feita de forma qualitativa por meio de testes visuais e tácteis de simples execução, ao contrario das citadas anteriormente.
Teste de solo seco: um torrão (agregado de solo) apresenta resistência variável quando se tenta desfazer com os dedos. As argilas apresentam grande resistência devido à coesão, os siltes são menos coesos que as argilas e apresentam um resistência media, já a areia não possui resistência.
Teste de desagregação do solo submerso: um torrão é posto em um recipiente com agua sem deixa-lo totalemtne imerso. A desagregação dos solos siltosos e arenosos é rápida, enquanto que das argilas é lenta. Areias grossas, mesmo contendo quantidade pequena de argila e silte não formam torrão quando secas.
Teste de dispersão em agua: Consiste em