globalizaçao
“rechaçar o socialismo” atacou o movimento trabalhista com medidas contra o sindicatos, o alto desemprego, privatização e redução dos impostos sobre ocapital. O outro lado deu fim ao controle do movimento de capitais, reduziu as barreiras aocomercio, expos a mão de obra doméstica à competição com os trabalhadores que recebiam saláriosmenores dos países com regimes regulatórios mais fracos.Com a mobilidade do capital deu-se a formação rápida de uma economia global, gerandoforças de mercado que foram impostas vigorosamente a Estados e governos nacionais levando adesregulamentação doméstica, deste modo em 1990 existia uma nova economia global.
A Nova Economia Global
Os
“céticos da globalização” argumentam que o comercio c ontinua predominantementeregional em vez de mundial, pensamento verdadeiro, mas em alvo errado. Existem diferençasfundamentais entre a economia global de 1914 e a do inicio da década de 90, que seriam uma seriede avanços da nova economia global, levando a “internacionalização do Estado”
, parte dos Estadospassam a aceitar uma nova ordem econômica mundial.As 3 diferenças mais significativas entre 1914 e o final do século XX estão na escala e nopoder dos mercados financeiros globais contemporâneos; na produção e comercialização global deserviços e bens manufaturados pelas TNCs; e nas estruturas transnacionais para regulamentar a novaordem global.
Mercados financeiros globais
A desregulamentação e a informatização ocorridas ao final da década de 80, deram fim asbarreiras geográficas em todos os tipos de atividade financeira. Os donos dos capitais estavam livrespara irem a quase todos os lugares; com a tecnologia da informação baseada em satélites adquirirama capacidade de avaliar de forma mais