classificação dos softwares educativos
Professora: Ethiene Oliveira ethienemb@gmail.com CLASSIFICAÇÃO DOS SOFTWARES EDUCATIVOS
Na avaliação geral de um software, o professor deve verificar principalmente, a sua pertinência educacional, ou seja, se o software proporciona situações que garantam a eficácia dos resultados na aprendizagem, certamente adotando critérios mais relacionados com seus estudos e prática profissional, além de características que os softwares possuem para favorecer o processo de construção do conhecimento.
Uma das classificações mais usadas divide os tipos de software em:
Tutoriais,
Exercícios e práticas,
Programação,
Aplicativos,
Multimídia e internet,
Simulação e jogos
TUTORIAL - Tipo de software que representa uma evolução do conceito de “livro animado”. No caso de tutoriais, o computador assume o papel de máquina de ensinar. As mensagens de erro que aparecem têm o intuito de conduzir o aluno a respostas corretas, desejadas ou adequadas.
EXERCÍCIOS E PRÁTICAS - Tipo de software que apresentam exercícios para que os alunos resolvam sem importar se o mesmo está entendendo o que está fazendo (Vieira, 2000). As perguntas e respostas são normalmente utilizadas para revisar material já estudado ou seja, os software buscam reforçar fatos e conhecimentos, e enfatizam a memorização mecânica. Em geral, o resultado das respostas dos alunos é avaliado pelo computador.
PROGRAMAÇÃO – Tipo de software em que o aprendiz programa o computador, ou seja, possibilitam a criação pelo usuário dos seus próprios modelos de programas, sem exigir grandes conhecimentos de programação. Permitem ao aprendiz representar sua ideia fazendo uma correspondência direta entre cada comando e comportamento do computador. Segundo Vieira (2000), as características disponíveis no processo de programação ajudam o aprendiz a encontrar seus erros, e ao professor compreender o processo pelo qual o aprendiz construiu conceitos e estratégias envolvidas no programa.
APLICATIVOS