Classificação dos sistemas - SIG
Conceitos básicos :
Informação : É o recurso mais valioso dentro de uma empresa. Este termo no entanto por diversas vezes é confundido com dado.
Dado X Informação : Dados são os fatos de uma forma primária. Exemplos : Nome de um funcionário, número de horas trabalhadas em um mês , número de peças em estoque, etc.
Quando estes dados são organizados ou configurados de uma maneira significativa, eles se tornam uma informação. A transformação de dados em informação é um processo ou uma série de tarefas logicamente relacionadas, executadas para atingir um resultado definido. O processo de definição das relações entre dados requer conhecimento. Conhecimento são regras, diretrizes e procedimentos usados para selecionar , organizar e manipular dados, com a finalidade de torna-los úteis para uma tarefa específica.
Sistema : Um sistema é um conjunto de elementos que interagem para se atingir metas ou objetivos. Basicamente, um sistema possui os seguintes elementos :
- Entrada : envolve captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados.
- Processamento : envolve processos de transformação que converte insumo (entrada) em produto.
- Saída : envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até o seu destino final.
Estável ou Dinâmico : Um sistema estável é aquele que mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema. Um sistema dinâmico é o que sofre mudanças rápidas e constantes devido a mudança de seu ambiente.
Adaptáveis ou Não Adaptáveis : Os conceitos sobre adaptáveis e não adaptáveis estão relacionados a estabilidade e dinâmica. Um sistema adaptável é aquele que responde ao ambiente mutável. Em outras palavras , é aquele que monitora o ambiente e recebe modificações em resposta a mudança do ambiente. O sistema não adaptável é aquele que não muda com o ambiente mutável. Por exemplo: Uma empresa de limpeza que limpa