Classificação dos estoques
Em administração, estoque ou existências refere-se às mercadorias, produtos (finais ou inacabados) ou outros elementos na posse de um agente económico. É usado sobretudo no domínio da logística e da contabilidade.
Classificação dos estoques
Existem muitas classificações dos estoques. Dependendo dos produtos a serem fabricado, e a area que a empresa atura, os estoques são diferentemente classificados.
Do ponto de vista do processo produtivo
Numa empresa industrial,podemos ter:
Estoque de produtos em processo:
São os estoques que armazenam os produtos necessários para a produção, comuns em todos os tipos de fabricas de montagens, como as fabricas de tecido, são necessarios estoques de linha.
Estoque de matéria-prima e materiais auxiliares:
Nestes estoques encontramos materiais secundários, como componentes que irão fazer parte do produto final. São normalmente compostos por materiais brutos destinados à transformação.
Estoque operacional:
São estoques de materiais necessarios em uma produção. Para que não haja interrupção de produção, materiais usados em maquinas como óleo, peças, ferramentas, etc..
Estoque de produtos acabados:
São Produtos que ja tiveram sua produção finalizada e já podem ser comercializados. Em empresas comerciais é chamado de estoque de mercadorias.
Normalmente são mateiais que ja tem seu estoque proprio, como vestuarios que são estocado nas lojas, alimentos estocado em mercados ou até mesmo os alimentos esstocados em casa por uma confeiteira domestica.
Estoque de materiais administrativos:
São materias utilizados para o desenvolvimento de uma empresa. Usados no processo produtivo desde grandes empresas até de um escritorio. São eles papéis, lápis, caneta etc...
Do ponto de vista administrativo
Podemos ainda destacar com grande importância para a administração:
Estoque de segurança ou mínimo
É uma certa quantidade de produdo guardada e estocada pela empresa caso haja algum emprevisto e tenha um atraso no