Curva abc
Classificação de Estoques
A maioria das empresas trabalha com uma grande diversidade de produtos. Por isso, torna-se difícil para a administração manter um padrão único de planejamento e controle dos estoques. Dar o mesmo grau de atenção a todos os itens não é uma prática recomendável, uma vez que cada um possui suas peculiaridades, tais como: rotação, preço consumo, prazos de entrega, alternativas de fornecimento etc. Assim, um tipo de planejamento e controle adequado para um produto pode ser insuficiente ou excessivo para outro. As classificações de estoques ou de materiais permitem criar grupos ou classes de materiais, segundo critérios de interesse dos gestores, de modo que estes possam estabelecer instrumentos de gestão apropriados a cada grupo ou classe. Há diversos tipos de classificação, conforme quadro abaixo, sendo que entre os mais importantes estão a Classificação ABC e a XYZ.
Critérios de Classificação de Materiais
Critério de Classificação Objetivos Principal Área de Interesse
Valor de utilização
(Classificação ABC). Atribuir instrumentos de gestão diferenciados por classe de valor. - Gestão de estoques, diretoria financeira.
Giro de Estoque Atribuir instrumentos de gestão diferenciado conforme o giro. - Gestão de estoques, diretoria financeira e de marketing.
Margem de Lucratividade Atribuir instrumentos de gestão diferenciado conforme a margem. Gestão de estoques, diretoria financeira e de marketing.
Criticidade
(Classificação XYZ). Atribuir níveis de serviço (atendimento, rapidez e pontualidade das entregas etc) diferenciado em função do grau de criticidade para as atividades. - Gestão de estoques, usuários.
Forma de disponibilização dos materiais Identificar os itens que serão mantidos em estoque e os que serão disponibilizados de outros modos, por exemplo, só após configurar a sua necessidade. - Gestão de Estoques
- Compras
Dificuldade para Aquisição Identificar os itens pelo