Classificação dos Bens Econômicos
Numero: 16752
Disciplina: Microeconomia – Professora: Caliane
FACAPE 2014 – 2º período de Administração
Classificação dos Bens Econômicos - Autor 1
1.Bem de Capital: São utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. É o caso, por exemplo de máquinas, equipamentos e instalações. São usualmente classificados no ativo fixo de empresas, e uma de suas características é contribuir para a melhoria da produtividade da mão-de-obra.
2. Bem de consumo: Destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com a sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis por exemplo, (geladeiras, fogões, automóveis) ou como não duráveis (alimentos, produtos de limpeza).
3. Bens Intermediários: São transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matérias-primas e componentes)
4. Bens Finais: São vendidos para o consumo ou para a utilização final. Os bens de capital, como não são “consumidos” no processo produtivo, são bens finais e não intermediários.
5. Bens Complementares: São consumidos conjuntamente.
6. Bens Substitutos: O consumo de um bem substitui o consumo de outro.
7. Bem Normal: Tipo de bem em que a quantidade demandada varia diretamente com variações na renda do consumidor, coeteris paribus. Assim, se a renda aumenta, a quantidade procurada do bem aumenta; se a renda cai, a quantidade demandada também cai. A elasticidade-renda da demanda é positiva e menor que um.
8. Bem Inferior: Tipo de bem em que a quantidade demandada varia inversamente a variações de renda do consumidor, coeteris paribus. Assim, se a renda aumenta, a quantidade procurada desse bem diminui; se a renda cai, a quantidade demandada aumenta. A elasticidade-renda da demanda é negativa.
9. Bem superior ou de luxo: A quantidade demandada varia mais que proporcionalmente a variações na renda do consumidor, coeteris paribus. A