Classificação do Polímeros
Características de fusibilidade
Termorrígidos – são polímeros que, depois de serem aquecidos, não pode ser remodelados ou fundidos, devido às ligações fixas formadas nesse processo. As peças não poderão ser reprocessadas ou recicladas.
A obtenção dos polímeros termorrígidos tem lugar, na maioria dos casos através de reações diferentes, segundo o tipo de resina, sob a ação conjunta de catalisadores, produtos endurecedores, aceleradores e transmissores de calor. A resina ou base é a substância predominante e a que confere ao polímero as suas propriedades fundamentais.
Termoplásticos – são os polímeros que, ao serem aquecidos fundem tornando-se moldáveis e ao resfriar-se se tornam sólidos. Teoricamente os polímeros termoplásticos são recuperáveis indefinidamente, já que se pode repetir o processo quantas vezes se quiserem, uma vez que os contínuos aquecimentos nunca lhe farão perder a plasticidade; contudo o envelhecimento dos mesmos afeta a sua estabilidade, impondo um limite a uma repetida transformação.
Comportamento mecânico
Plásticos – são materiais polímeros estáveis na sua condição normal de uso e que, em alguma fase do seu processamento, são fluídos, podendo ser moldados por aquecimento e/ou pressão. Ex.: poliestireno.
Borrachas – são materiais polímeros que sofrem deformações por alguma força e, depois que a força não é mais aplicada nele, volta ao seu estado normal. Ex.: borracha nitrílica.
Fibras – são materiais polímeros que se apresentam em formas de fios. Ex.: poliésteres.
Tipo de aplicação
Com base em nossos estudos falaremos das principais aplicações dos polímeros na construção civil:
Revestimento de pavimentos
Os polímeros são muito utilizados para o revestimento de pavimentos. Estes materiais resistem bem ao desgaste,