CLASSIFICAÇÃO DE FAMÍLIA NA BIOLOGIA
ENSINO MÉDIO – 2° ANO
TURMA: 211
CLASSIFICAÇÃO DE FAMÍLIA NA BIOLOGIA
Santana - AP
2014
CLASSIFICAÇÃO DE FAMÍLIA NA BIOLOGIA
Pesquisa apresentada como requisito de obtenção de nota na disciplina de Biologia, sob orientação da Prof. Risa Fernandes.
Santana - AP
2014
Introdução
Esta pesquisa tem como objetivo principal abordar o assunto: Classificação de Família na Biologia. Estima-se que existam na Terra milhões de diferentes tipos de organismos vivos compartilhando a biosfera. O reconhecimento dessas espécies está intimamente relacionado à história do homem. Neste trabalho veremos como surgiu o termo e o conceito de Família, além de saber mais sobre a sua definição.
CLASSIFICAÇÃO DE FAMÍLIA NA BIOLOGIA
A ciência busca ordenar o universo a sua volta. Para isso o homem criou sistemas para agrupar os organismos em esquemas que façam sentido.
O homem compreende que não se pode escolher uma única característica como base de classificação. Para organizar essas características, foi criado o Sistema de Classificação Biológica.
É muito importante para a ciência que todos os seres vivos sejam identificados, ou não seria possível estudá-los. A ciência agrupa os seres vivos conforme as características que eles apresentam em comum. Como num jogo de encaixar, cada grupo possui um subgrupo, o qual possui outro subgrupo, e a cada divisão as similaridades ficam cada vez mais acentuadas.
Por exemplo, no reino animal estão todos os animais. Nele, há diversos subgrupos que unem os animais que têm mais coisas em comum, como o dos mamíferos, que engloba apenas animais que mamam. A partir daí, há mais subgrupos, como os que são gerados em placenta (placentários) e que são a maioria, ou os que colocam ovos - esse é o caso dos ornitorrincos.
Na Biologia, família (em latim: familia, plural familiae) é uma clado integrada no sistema taxonômico criado por Lineu no