069826430590

2338 palavras 10 páginas
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Com base no autismo

Acadêmico: Maria D’ajuda Linos de Oliveira
Prof° Adélia Januth
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Pedagogia (PED 0787) – educação inclusiva
28/10/2013

RESUMO

O Autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como por exemplo o cerebelo. Esses defeitos causam serias consequências que são perceptiveis na vida cotidiana dos autistas.
Por isso a escola tem um papel fundamental na inclusão socio-educativa dessas crianças, contribuindo assim para um melhor desenvolvemento com as pessaoas e o mundo que acercam é por isso que a relação educador-aluno é extremamente importante.
Sabe se que esse disturbio de comportamento tende a aparecer em sua maioria antes dos 3 anos de idade como incidência maior sobre o sexo masculino. No Brasil a exemplo de outros paises através a presidente Dilma Rousseff que aprovou uma lei que visa proteger e garantir os direitos de pessoas com autismo.
Os autistas possuem uma série de limitações causando assim uma grande dificuldade de atenção, raciocino,e normalmente não aceitam os seus erros desse modo o seu aprendizado fica comprometido e não evolui,é preciso reverter essa situação com metodos para adapita-los e habilita-los a tarefss que sejam mais gratificante.

Palavras-chave: inclusão, educação, autista, deficiência.

1 INTRODUÇÃO

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como por exemplo o cerebelo. Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou

Relacionados