CLASSIFICAÇÃO DE AVES
CIENCIAS BIOLÓGICAS
TRABALHO DE CLASSIFICAÇÃO DE AVES
REGINA CELI VALDREZ.
PROF. JEFERSON PIRES
RIO DE JANEIRO, MAIO 2006
Introdução:
A expressão classificação científica ou classificação biológica designa o modo como os biólogos agrupam e categorizam as espécies de seres vivos, extintas e atuais. A classificação científica moderna tem as suas raízes no sistema de Karl von Linnée (ou Carolus Linnaeus), que agrupou as espécies de acordo com as características morfológicas por elas partilhadas. Estes agrupamentos foram subsequentemente alterados múltiplas vezes para melhorar a consistência entre a classificação e o princípio darwiniano da ascendência comum. O advento (principio) da sistemática molecular, que utiliza a análise do genoma e os métodos da biologia molecular, levou a profundas revisões da classificação de múltiplas espécies e é provável que as alterações taxonómicas continuem a ocorrer à medida que se caminha para um sistema de classificação assente (firme) na semelhança genética e molecular em detrimento dos critérios morfológicos. A classificação científica pertence à ciência da taxonomia ou sistemática biológica.
O protagonista dessa incrível história é o Archaeopteryx lithographica, que viveu no período Jurássico, em plena era Mesozóica, ou era dos Répteis. O Archaeopteryx, porém, era um réptil diferente dos outros (inclusive dos outros voadores, como os pterossauros): tinha desenvolvido um novo instrumento de vôo, que complementava as asas - as penas. Dos contemporâneos plumados do Archoeopteryx (ou de uma espécie similar a essa) derivaram as aves, que foram evoluindo cada vez mais.
As aves estão classificadas em Ordem, Subordem, Gênero, Família, Subfamília, Espécie, Subespécies, da maneira que foi idealizado por Linneu, para os seres vivos em grupos ordenados.
Segundo os