Aves classificação
As aves denominadas corredoras ou ratitas são incapazes de voar e algumas delas, como o avestruz (Struthio camelus) africano, o emu (Dromiceius novae-holandiae) australiano e a ema (Rhea americana) sul-americana chegam a ser de grande porte. Costumam habitar regiões de savana ou planícies herbáceas.
Aves marinhas são aves que passam no mar a maior parte da vida, ou ao menos consideráveis períodos, cabe mencionar os pingüins, característicos da região antártica, que têm as asas adaptadas à natação. Compreendem 18 espécies, entre as quais se destaca o pingüim-imperador (Aptenodytes forsteri).
Aves aquáticas nas áreas de água doce, como lagoas, pântanos e rios, encontram-se muitas espécies de aves. Algumas têm patas compridas e finas, pelo que também são conhecidas como pernaltas, e bicos de grande extensão, com que filtram ou revolvem o lodo ou as águas superficiais em busca de alimento. Entre essas se acham o flamingo (Phoenicopterus ruber), a garça-real (Ardea cinerea).
Galiformes são aves cuja capacidade de vôo acha-se em muitos casos reduzidos, os galiformes incluem o galo (Gallus).
Os papagaios e espécies semelhantes vivem em zonas tropicais e exibem plumagens de brilhante colorido. Seu bico é curto e adunco e as patas prêenseis, isto é, com dois dedos rígidos projetados para trás e os dois restantes orientados para diante e muito encurvados. Um exemplo é o Papagaio-do-mangue (Amazona amazonica).
As rapaces são predadoras ou carnívoras, algumas de grande tamanho, com o bico proeminente e curvo e as patas fortes, terminadas em potentes garras com que capturam suas presas. Exemplo: Falcão (Falco peregrinus).
Pássaros englobam os pássaros mais da metade do total de espécies de aves e agrupam exemplares de tamanho pequeno ou médio, entre os quais se incluem as principais aves canoras. Exemplo: Pardal (Passer domesticus).
Outras aves dignas de menção são os engole-ventos (Caprimulgus