Classificação das projeções
CLASSIFICAÇÃO DAS PROJEÇÕES CARTOGRAFICAS
Quanto ao Método
• Geométricas • Analíticas
Quanto a Superfície de Projeção
• • • •
Planas (Azimutais) Cônicas Cilíndricas Poli - Superficiais
QUANTO AO MÉTODO
Geométricas Baseiam-se em princípios geométricos projetivos. Podem ser obtidos pela interseção, sobre a superfície de projeção, do feixe de retas que passa por pontos da superfície de referência partindo de um ponto de fuga (ponto de vista).
Analíticas Baseiam-se em formulação matemática obtidas com o objetivo de se atender condições (características) previamente estabelecidas (é o caso da maior parte das projeções existentes).
3
QUANTO A SUPERFICIE DE PROJEÇÃO
Plana ou Azimutal Pode assumir três posições básicas em relação a superfície de referência; polar, equatorial e oblíqua (ou horizontal).
Projeção planas ou azimutal (Fonte http//:www.frigoletto.com.br/Cartograf/projees.htm)
QUANTO A SUPERFICIE DE PROJEÇÃO
Cônica Dobrando-se uma folha em cone em volta do globo, transferindo feições e desenrolando projeção cônica. A sua posição em relação à superfície de referência pode ser normal, transversal e oblíqua.
Úteis para grandes extensões Ex: China, EUA, Canadá
Projeção cônica (Fonte http://www.frigoletto.com.br/Cartograf/projees.htm)
QUANTO A SUPERFICIE DE PROJEÇÃO
Cilíndrica Enrolando-se uma folha de papel em torno do globo, transferindo as feições para este papel e desenrolando projeção cilíndrica. cilindro pode ser posicionado no globo, tangente a uma linha ou duas linhas.Geralmente usada para mapas-múndi.
Projeção cilíndrica (Fonte http://www.frigoletto.com.br/Cartograf/projees.htm)
QUANTO A SUPERFICIE DE PROJEÇÃO Poli-superficiais Se caracterizam pelo emprego de mais do que uma superfície de projeção (do mesmo tipo) para aumentar o contato com a superfície de referência e, portanto, diminuir as deformações (plano-poliédrica, cone-policônica,