Classificação Biológica
Atualmente, os seres vivos são classificados em 5 reinos (Animalia, Plantae, Protista, Fungi e Monera), mas devemos saber que nem sempre foi assim:
• Taxonomia: táxon é qualquer agrupamento de seres vivos baseado em semelhanças. Reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies, por exemplo, são táxons. Chatton, no século XX, a partir de diferenças celulares propôs a separação das bactérias num único reino, o Monera.
Copeland, na década de 60, sugeriu divisão em: Animalia, Plantae, Protista e Monera.
Em 1969, Whittaker sugeriu que os fungos fossem tirados do reino Protista e colocados em um reino próprio, o Fungi.
Na década de 80, Margullis e Schwartz reconheceram os reinos propostos por Whittaker e definiram melhor o reino Protista. Seu nome passaria a ser Proctista e ele abrangeria todas as algas. Anteriormente, apenas as algas multicelulares pequenas e unicelulares eucarióticas pertenciam a este reino.
Atualmente, além dos 5 reinos conhecidos, outras classificações têm sido propostas, como a classificação em três domínios: Bactéria (bactérias), Archaea(arqueobactérias – têm a estrutura celular mais próxima com a de seres eucariontes do que com as bactérias, que são procariontes) e Eukarya (todos os seres vivos eucariontes).
• Reinos Atuais:
Animalia: inclui os seres eucariontes, multicelulares e heterotróficos. Apomorfia: blástula.
Plantae: reúne as plantas, seres eucariontes, multicelulares e autotróficos. Apomorfia: embriões multicelulares