Classes verbais
Os verbos simples, também chamados de verbos sem concordância, são aqueles que não se flexionam em pessoa e número, podem ou não estar acompanhados de alguma marcação não manual. Veja alguns sinais que compõem esta classe e o vídeo que exemplifica o uso deles.
Manhã ele acordar, pegar-controle televisão assistir.
No primeiro verbo, acordar, o corpo permanece virado para frente apesar de eu já ter localizado um referente com o pronome ele. Em seguida, inclinei-me para simular que estava no lugar deste por pegar o controle, inserindo a televisão num ponto distinto. Com o meu olhar e o corpo direcionado a ela, faço o sinal do verbo assistir.
Ela amar ele marido.
Esta frase é boa, mas quem ama quem? Apesar de ser uma frase curta é possível responder a pergunta. Primeiro, localizo a mulher ao meu lado esquerdo, logo faço o verbo amar colocando-me no lugar dela com o corpo levemente virado para o lado direito, faço marcações no meu rosto e aponto para o outro referente, o marido.
Ele brincar o dia-inteiro. Noite ele parar comer.
Esta frase já tem características bem diferentes das demais. Nela utilizo três verbos: brincar, parar e comer. Todos eles foram feitos com o meu corpo o tempo todo virado para frente. A única coisa que fiz para destacar a ação do referente foi por localizá-lo ao meu lado esquerdo com o pronome ele.
Eu mentir? Não, eu falar verdade. Você mentir.
Nesta frase são dois os verbos: mentir e falar. O meu corpo permanece virado para frente e como é uma conversa de primeira pessoa dirigida à segunda pessoa, simplesmente aponto para nós utilizando os pronomes eu e você designando a origem dos verbos.
VERBOS COM CONCORDÂNCIA
Os verbos com concordância são sinais com movimentos direcionais que concordam com o sujeito e/ou objeto e estão diretamente ligados a marcações não manuais. Diferente dos verbos simples, que exigem argumentos manuais para transmitir a mensagem, eles não dependem constantemente dos