Classes de snp
FORENSICALLY RELEVANT SNP CLASSES
Bruce Budowle and Angela Van Daal BioTechniques, Abril 2008
Este trabalho, descreve brevemente o uso actual de marcadores para a identificação forense de seres humanos e também que novos marcadores genéticos são susceptíveis de serem desenvolvidos, ou seja, os polimorfismos de nucleótido único (SNPs). SNPs oferecem novas oportunidades para os cientistas forenses, para a caracterização genética de uma amostra de prova ou identificar uma pessoa desconhecida.
SNPs (single nucleotide polymorphisms), Polimorfismos de nucleótido único.
Prometem oferecer suportes às analises forenses de DNA pela abundância de potenciais marcadores, receptividade à automatização e potencial redução na necessidade de comprimentos de fragmentos para apenas 60 – 80 bp.
Southern Blotting
Utiliza a capacidade da nitrocelulose ligar-se fortemente ao DNA de cadeia simples, mas não ao de cadeia dupla. A técnica de Southern Blotting pode ser utilizada na identificação de polimorfismos que determinam a alteração do padrão de clivagem (devido a mutações pontuais em sítios de restrição) obtido a partir de uma determinada região do DNA (Restriction fragment length polymorphism – RFLP).
PCR polimerase chain reaction
A reacção em cadeia da DNA-polimerase revolucionou a genética molecular por permitir a rápida clonagem e a análise do DNA. É um método in vitro rápido e versátil para a amplificação de sequências-alvo de DNA definidas, presentes numa preparação de DNA. O método é programado para permitir a amplificação selectiva de uma sequência-alvo de DNA específica a partir do DNA total previamente extraído.
RFLP restriction fragment length polymorphism
Os polimorfismos de comprimento de fragmentos de restrição (RFLP) foram os primeiros tipos de marcadores moleculares usados nos estudos de ligação. Os RFLPs surgiram porque as mutações podem criar ou