Classe c
Técnico em Administração
Gestão de Marketing
Classe C
Introdução
Na última década, o perfil socioeconômico do pais mudou. Não se pode dizer que o pais tenha mudado da noite para o dia, a modificação resulta de múltiplos fatores, da estabilização de preços ás mudanças demográficas, da educação ao mercado de trabalho.
O crescimento econômico brasileiro beneficiou tanto os setores superiores e privilegiados quanto os populares. Mas o crescimento mais dinâmico aconteceu na classe mais baixa da sociedade brasileira que mostra o efeito muito positivo para todos
O brasileiro da classe C deixou de ser coadjuvante e tem ocupado um papel cada vez maior na economia do país. Essa população emergente, com seu desejo de continuar a consumir e seu foco no progresso pessoal, é um sintoma de que o Brasil está melhorando. Em todos os países que alcançaram um alto grau de desenvolvimento econômico e social, a maioria dos habitantes pertence à classe média.
A nova classe c
Um novo fenômeno está desenhando a sociedade neste começo de século 21: a classe C está em evidência em quase todo o planeta, mesmo que como consequência de diferentes fatores.
Para começar, é necessário destacar o significado da classe C, que pode ser analisada pelo viés social, econômico e até pelo cultural. Enquadrar as pessoas em determinada classe social é sempre um processo arbitrário, no Brasil ou em qualquer país. Alguns pesquisadores usam como critério apenas a renda. Outros levam em conta fatores como patrimônio, ocupação ou nível de escolaridade.
A Fundação Getúlio Vargas, em pesquisa divulgada em agosto de 20081, definiu como classe média as famílias com renda mensal entre R$ 1.115 e R$ 4.807.2.
Outra variante de definição pela renda é a classificação das famílias pelo potencial de consumo, e não diretamente