Claretiano - políticas de educação básica: cai unidade 1
O estudo da Unidade 1 permite-nos construir um panorama histórico das medidas políticas para a educação, bem como compreender sua trajetória até os dias atuais. Assim, conhecer o processo de formação do contexto educacional em que vivemos atualmente é fundamental para entendermos muitas características que a educação brasileira possui hoje. Considerando este contexto, releia atentamente o conteúdo da Unidade 1 no Caderno de Referência de Conteúdo, responda as questões propostas e, em seguida, envie suas respostas, no Portfólio, na Sala de Aula Virtual.
1) Quais eram as características da educação no Brasil no período monárquico do século 19?
2) Que acontecimentos demonstram que a partir de 1930 o Estado passaria a ocupar espaço no setor educacional em nosso país?
3) Quais as medidas da Constituição de 1934 que se destacam em relação à organização escolar?
4) Descreva os três pontos básicos do Plano Nacional de Educação, referidos na Constituição de 1937, que demonstram como a ditadura do Estado Novo introduziu o chamado “controle político ideológico” na educação brasileira.
5) O golpe militar de 1964 introduziu a “racionalidade tecnocrática” na educação do nosso país. Explique o significado da presença desse novo elemento (“a racionalidade tecnocrática”) para a organização da educação.
Respostas:
1) Ao longo de todo o século 19 não houve por parte do poder público, iniciativas no sentido de priorizar a educação escolar, em especial a educação básica, tornando-a um sistema organizado e sistematizado. Na verdade continuaram-se iniciativas inauguradas por D. João VI quando da permanência da família real no Brasil, que, por força da necessidade de aparelhar a máquina burocrática se viu impelido a criar escolas de ensino superior em algumas localidades da então colônia. Entretanto a educação no Brasil foi constituída em acesso para poucos em uma sociedade escravagista e com sua maioria analfabetos, poucas escolas, negligência