clacissismo
Termina em 1580, com a morte de Camões e a passagem de Portugal ao domínioespanhol.
Um novo estilo de vida começou a surgir com a prosperidade das cidades-Estado Italianas. Os valores feudais cederam seu lugar para a ambição e a realização pessoal. A origem nobre como base de prestígio e poder social foi substituída pelo esforço, pelo talento criativo e, no caso dos artistas, pelo gênio individual.
O abandono da perspectiva teocêntrica medieval e a retomada dos ensinamentos e Modelos da Grécia e de Roma definem o Renascimento.
Renascimento
Esse termo foi escolhido para identificar o desejo de promover uma renovação filosófica, artista, econômica e política, de modo a recriar a Europa, uma sociedade organizada a partir dos princípios da Antiguidade clássica.
O fascínio pela vida das cidades e o desejo de desfrutar os prazeres que o dinheiro podia proporcionar levaram a sociedade renascentista a cultivar cada vez mais os valores terrenos. O ser humano e sua felicidade imediata eram o centro dessa nova visão, segundo o qual o desafio de viver bem o mundo temporal era mais excitante do que a promessa de um paraíso futuro.
Caracteristicas do classicismo
Características do classicismo:
Características do classicismo:
1- Imitação dos autores clássicos gregos e romanos da antiguidade: Homero, Virgílio, Ovídio, etc...
2-Uso da mitologia: Os deuses e as musas, inspiradoras dos clássicosgregos e latinos a parecem também nos clássicos renascentistas: OsLusíadas: (Vênus) = a deusa do amor; Marte (o deus da guerra), protegemos portugueses em suas conquistas marítimas.
3- Predomínio da razãosobre os sentimentos: A linguagem clássica não é subjetiva nemimpregnada de sentimentalismos e de figuras, porque procura coar,através da razão, todas os dados fornecidos pela natureza e, destaforma expressou verdades universais.
4- Uso de