Ciúme
Sentimento doloroso que as exigências de um amor inquieto, o desejo de posse da pessoa amada, a suspeita ou a certeza de sua infidelidade, fazem nascer em alguém. Competição, rivalidade.
Despeito invejoso; inveja.
Receio de perder alguma coisa; cuidado, zelo.
Em alemão, a palavra (ciúme), indica uma relação como o fogo, como o queimar.
O que é o ciúme?
O ciúme não é emoção simples, mas combinações múltiplas de várias emoções que podem aparecer em conjunto , que são a inveja, seguida de raiva, ódio, pena, auto comiseração, vingança, tristeza, culpa, vaidade, inferioridade, orgulho, medo, e ansiedade. Todo ser humano sofre de ciúmes ou é alvo ou instrumento do ciúme de outros seres humanos e como a sua manifestação é universal, os autores concordam em aceitar que seja normal na evolução do ser humano. Sua manifestação está sempre muito próxima da ansiedade e pode assumir diagnóstico grave ao persistir durante muito tempo.
Resumindo: o sentimento relativo o ”suposto poder”
A principal pergunta em relação ao ciúme, é sem dúvida nenhuma até que ponto está na fronteira da normalidade de um relacionamento ou se tornou algo obsessivo e patológico. A resposta é simples, depende da quantidade de raiva ou ódio que alguém acumula toda vez que sente ciúme por determinada pessoa.
Nos ambientes familiares, social ou até mesmo no ambiente de trabalho.
O ciúmes surge, em relação : a comparação,competição,medo de ser substituído,na perdas etc...
"COMO CIUMENTO SOFRO QUATRO VEZES:
PORQUE SOU CIUMENTO,
PORQUE ME REPROVO DE SÊ-LO,
PORQUE TEMO QUE MEU CIÚME MACHUQUE O OUTRO,
PORQUE ME DEIXO DOMINAR POR UMA BANALIDADE:
SOFRO POR SER EXCLUÍDO
POR SER AGRESSIVO,
POR SER LOUCO E PRINCIPALMENTE POR SER COMUM. "
ROLAND BARTHES