Ciências
Este semestre temos como tema a Contabilidade Industrial, mostrando o seu desenvolvimento em um aspecto geral voltada para indústria.
A empresa industrial é aquela que se constitui juridicamente e legalmente, com intuito de aplicar a remuneração desse capital. Por sua vez, atividade industrial caracteriza-se pela transformação de coisas.
Empresa industrial ou de produção é o conjunto orgânico de pessoas e de bens que sob uma administração, destina-se a transformação ou ao beneficiamento de utilidades, tomando-as por isso aptas a satisfazer as necessidades humanas, tendo por finalidade auferir o “lucro” que é a diferença entre o valor de venda e o valor de custo dessa utilidade.
Definições Conceituais
2.1Sistema de acumulação de custos
O sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio.
Assim, antes de decidir quanto ao sistema ou à modalidade de custeio a ser adotada, a empresa deverá escolher o seu sistema de acumulação de custos,orientando-se, estritamente, pelo sistema produtivo da empresa.
Existem dois sistemas básicos de produção - o sistema de produção por encomenda e o sistema de produção contínua.
SISTEMA DE PRODUÇÃO POR ENCOMENDA: caracteriza-se pelafabricação descontínua de produtos não padronizados;
SISTEMA DE PRODUÇÃO CONTÍNUA: caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados.
Consistentemente com os dois sistemas produtivos existem também dois sistemas básicos de acumulação de custos:
1. sistema de acumulação por ordem ou encomenda;
2. sistema de acumulação por processo.
Adotará o sistema de acumulação de custos por ordem ou encomenda a empresa cujo sistema produtivo for predominantemente descontínuo, produzindobens ou serviços não padronizados e, geralmente, sob encomenda específica dos seus clientes.
Por outro lado, a empresa que produz, em série, bens