Ciências
Ciência é uma palavra que deriva do termo latino "scientia" cujo significado era conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos.
A ciência, em geral, comporta vários conjuntos de saberes, nos quais, são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos. A ciência está intimamente ligada com a área da tecnologia, porque os grandes avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento de tecnologias já existentes.
Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. (Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio, assim como definir as bases de uma metodologia específica: ciências físicas e naturais.)
Conjunto de conhecimentos humanos a respeito da natureza, da sociedade e do pensamento, adquiridos através do desvendamento das leis objetivas que regem os fenômenos e sua explicação: o progresso da ciência.
Ciência pura, ciência praticada independentemente de qualquer preocupação de aplicação técnica.
Na visão do senso comum, conhecimento científico é conhecimento provado. As teorias científicas resultam de uma maneira rigorosa de obtenção de dados por meio de observação e experimentação. A ciência é baseada em coisas concretas. Opiniões ou preferências pessoais e suposições especulativas são preteridas em favor da objetividade. A confiança no conhecimento científico decorre da sua possibilidade de prova objetiva.
Seria a ciência a religião dos tempos modernos? E os cientistas os seus infalíveis sacerdotes na revelação da Verdade? Ou ela deveria ser encarada como uma das formas de saber, um empreendimento humano na busca de verdades parciais?
Refletir sobre o que é ciência significa entender seus métodos de trabalho, práticas e objetivos.
Paul Feyerabend - historiador e