Ciências
Em sentido científico não podemos distinguir graus de cultura, mais avançada, atrasada, melhor ou pior. Não faz nenhum sentido dizermos, que a cultura do homem branco é superior á do índio. São apenas diferentes, desenvolveu-se cada uma a seu modo, uma não é melhor, nem pior em relação á outra, e nem superior ou inferior.
A cultura de uma determinada sociedade pode diferir profundamente de outra, o que é sagrado para uma pode ser repugnante ou repulsivo para outra. Para nós, devemos compreender cultura do ponto de vista formulado por Edward B. Tylor em 1871, que afirmou que, ‘’cultura’’, é aquele todo complexo que inclui conhecimento crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
A cultura ela é transmissível pela herança social e não pela herança biológica. Devemos entender que cultura compreende a totalidade das criações humanas. Inclui idéias, valores, manifestações artísticas de todo o tipo, crenças, instituições sociais, conhecimentos científicos e técnicos, instrumentos de trabalho, tipos de vestiário, alimentação, construções etc. É uma característica exclusiva das sociedades humanas.
A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Os valores são idéias abstratas, enquanto as normas são princípios definidos ou regras que se espera que o povo cumpra. As normas representam o “permitido” e o “interdito” da vida social. Assim, a monogamia - ser fiel a um único parceiro matrimonial - é um valor proeminente na maioria das sociedades ocidentais. Em muitas outras culturas, uma pessoa é autorizada a ter