Ciências
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA QUÍMICA
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
APRESENTAÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS
Recife, 12 de setembro de 2012.
Introdução
Criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as Normas de Apresentação Tabular foi criado com o objetivo de fornecer uma padronização e racionalização da apresentação de dados numéricos em tabelas. Essas normas são seguidas pela ABNT segundo a NBR 6029 no ponto 5.9.
Tabela
Forma não discursiva de apresentar informações, dos quais os dados numéricos se destacam como informação central. Na sua forma identificam-se espaços e elementos.
Espaços
Espaços é a estrutura da tabela onde todas as informações serão disponibilizadas de forma resumida e organizada, é dividido em três partes o topo, centro e rodapé.
O topo é o espaço superior de uma tabela destinado ao seu número e ao seu título. O centro é o espaço central de uma tabela destinado à moldura, aos dados numéricos e aos termos necessários à sua compreensão. No centro identificam-se quatro espaços menores: o espaço do cabeçalho, a coluna, a linha e a célula. * Espaço do cabeçalho - Espaço superior do centro de uma tabela destinado à indicação do conteúdo das colunas. * Coluna - Espaço vertical do centro de uma tabela destinado aos dados numéricos (coluna de dados numéricos) ou aos indicadores de linha (colunas indicadoras). * Linha - Espaço horizontal do centro de uma tabela destinado aos dados numéricos. * Célula - Espaço mínimo do centro da tabela, resultante do cruzamento de uma linha e uma coluna, destinado ao dado numérico ou ao sinal convencional.
Rodapé é o espaço inferior de uma tabela destinado à fonte, a nota geral e a nota específica.
Elementos
Os elementos de uma tabela é a forma em que os dados observados estão organizados dado numérico, número, título, moldura, cabeçalho, indicador de linha, classe de frequência, sinal convencional, fonte,