Ciências
O filme Wall Street mostra a saída da cadeia de um bilionário, que enriqueceu operando na Bolsa de Valores, através meios ilícitos, sem ética ou escrúpulos. Ao sair, ele escreve um livro e faz palestras sobre o comportamento de risco dos mercados, mostrando o lado perigoso do mercado de derivativos e suas alavancagens. O filme apresenta o mundo capitalista totalmente movido pela ganância. Os investidores fazem todo tipo de especulações, encarando o mercado como um jogo, onde existem as possibilidades de ganhar e de perder dinheiro, esquecendo a ética, usando informações privilegiadas, disseminando boatos.Wall Street retrata os perigos das operações alavancadas, onde os investidores tem a chance de multiplicar seus investimentos a curto prazo. No entanto, se algo não sair como o esperado, as possibilidades de quebrar de uma hora para outra são grandes, perdendo mais do que o patrimônio que possuem.
A crítica feita é contra o capitalismo, pois quando o assunto é dinheiro, a ganância e o egoísmo se tornam características facilmente encontradas no ser humano, que criou mecanismos especulativos superiores à sua capacidade decontrole.
Com a globalização, o homem é incentivado à cobiça, o egoísmo, ao consumo excessivo que sustenta um sistema econômico e financeiro.
_____________________________________________________
Gordon Gekko está de volta! O socialista Oliver Stone não poderia perder a oportunidade desta última crise financeira, que assolou o mundo, para especular com um novo filme mostrando o que há de pior em Wall Street. Não obstante, trata-se de um ótimo filme. Não tão bom quanto o primeiro, mas ainda assim muito bom. Até socialistas camaradas de Hugo Chávez, quando querem lucrar (e como eles gostam de dinheiro!), precisam atender a demanda. O resultado foi um filme dinâmico, com boa trama, que mostra com razoável fidelidade os bastidores da crise em Wall Street. Os derivativos são tratados como armas de destruição em massa,