PIGRS
Cooperativismo Passo a Passo
As grandes tendências mundiais que permeiam o processo de globalização da economia exigem alternativas de organização da sociedade civil.
A realidade do trabalho e seus vínculos com os aspectos sociais, políticos, econômicos e educativos apresentam incertezas e desafios, que só podem ser superados mediante a participação efetiva das pessoas na busca de alternativas economicamente viáveis. Tecnicamente exeqüíveis e socialmente desejáveis.
A cooperativa é uma das alternativas e formas mais avançada de organização da sociedade. Decorridos 160 anos desde a criação da primeira cooperativa, já existem mais de 700 mil em todo o mundo e representam a possibilidade de superar dificuldades em torno de necessidades e objetivos comuns à classe trabalhadora, de diferentes categorias profissionais.
Historicamente, essa forma de organização sócio-econômica de administração auto gestionada trouxe respostas para a geração de empregos e redistribuição de renda. As possibilidades de aplicação das idéias cooperativistas são ilimitadas e podem tornar-se em contribuições fundamentais para a transformação das relações de trabalho e melhoria da qualidade de vida da população.
Esta publicação pretende ser uma contribuição e um referencial à constituição de cooperativas em todo território nacional. Tem como objetivo informar e instrumentalizar grupos interessados na constituição de cooperativas de diferentes ramos. Tratam-se de informações básicas e preliminares sobre aspectos históricos do cooperativismo, suas características de organização, autogestão e procedimentos necessários para constituição de novas cooperativas.
Noções Fundamentais de Cooperativismo
O cooperativismo enquanto organização sócio-econômica, não se sustenta sobre uma noção ou teoria social específica, mas sobre um conjunto de idéias e noções tais como: mutualidade, união de esforços, solidariedade, associação entre pessoas em função