Ciências e Tecnologia
(Lisboa, 1819 -— Lisboa, 1887)
Índice
Introdução……………………………………………………………………………….….…….…………Pág.2
Vida e Obra de Fontes Pereira de Melo………………………………………………….Pág.3 a 6
Conclusão…………………………………………………………………………………….……………….…Pág.7
Introdução
Ao longo deste trabalho vamos falar da vida de Fontes Pereira de Melo. Pretendemos, ficar a conhecer o que ele fez de mais importante para Portugal e todo o seu percurso político.
A Sua Vida:
António Maria Fontes Pereira de Melo, o estadista Português que mais se evidenciou no oitavo e nono decénios do século XIX, principal promotor da política dos «melhoramentos materiais», nasceu em Lisboa, a 8 de Setembro de 1819, e morreu na mesma cidade, a 22 de Janeiro de 1887. Filho do Conselheiro João Fontes Pereira de Melo, iniciou a sua carreira de homem público em 1851. Era ainda muito novo, dotado de poderosa força de vontade, ambicioso, sentindo que nascera para mandar e que da sua superioridade lhe adviria a glória, honesto, irradiando natural atracção, insinuante nas maneiras e na figura, um pouco mais alto que o vulgar entre nós, delgado, sadio, activo. Consegue pagar pontualmente os funcionários, e fazer subir os rendimentos das alfândegas.
Pretende organizar a Fazenda e para ele a organização desta está principalmente na construção de estradas, de caminhos-de-ferro, no desenvolvimento do comércio e da indústria. Procura seguir o exemplo das outras nações proporcionando os meios para estabelecer vias-férreas, uma que ligue Portugal com o país vizinho pondo-nos assim em contacto com o resto da Europa, e outra que estreite os vínculos de parentesco no país. Também se daria emprego a muita gente na realização de obras públicas com dinheiro que se pedisse de empréstimo no estrangeiro. Nesse sentido empreende Fontes uma viagem a Londres, mas como encontra aí grandes dificuldades, segue para Paris, onde