Ciências e sua diversidades
É a formação generalista que permite, após um período de estudos específicos, atuar como bacharel em profissões da área de humanidades, como Economia, Direito e Turismo, ou dar aulas de disciplinas como geografia, história e filosofia, no caso do licenciado. O bacharel encontra trabalho em instituições públicas e em empresas privadas. Já o licenciado está apto a dar aulas de ciências humanas, sociais e filosofia no ensino fundamental e médio.
Curso
Nove instituições oferecem cursos de bacharelado interdisciplinar (Bi), sob a denominação de Ciências Humanas ou Humanidades. E o currículo varia conforme a escola. Na UFABC, por exemplo, depois de três anos de formação geral, o aluno pode optar por Filosofa, Ciências Econômicas, Políticas Públicas, Planejamento Territorial ou relações Internacionais, com mais um ano de duração. Na UFBA, em salvador, o bacharelado interdisciplinar dura de três a cinco anos, e o aluno escolhe também uma área de concentração, como Estudos Jurídicos, Cinema e Audiovisual, Teatro e Escritas Criativas. Depois, ele pode fazer outro curso que tenha relação com a área. Já na UFJF, em Juiz de Fora (MG), após dois anos e meio do ciclo básico, é possível fazer outra graduação - Ciências sociais, Filosofa, Turismo ou Ciência da religião -, com duração de cerca de dois anos (veja outras opções de curso no Onde estudar - BI abaixo).
A Unipampa, em são Borja, oferece licenciatura tradicional na área.
Já a licenciatura interdisciplinar (LI) é ofertada por duas universidades. Na UFMA, o aluno faz três anos de disciplinas genéricas na área de humanidades. recebe um primeiro diploma e pode optar por uma área de concentração - sociologia, História, Filosofa ou Geografa - para concluir outra licenciatura, com duração de mais um ano. Na UFSB (BA), nova instituição criada em 2013, o aluno ingressa em Ciências Humanas e suas Tecnologias, que tem quatro anos de duração. Após esse período, ele pode cursar os bacharelados em Direito,