Mamografia Digital
Até recentemente, o câncer de mama era o principal causa de morte por câncer entre mulheres, o de pulmão atualmente tornou-se o com maior incidência.
A mamografia na década de 90 passou a ser um dos exames radiológicos mais requisitados. A mamografia e o método mais efetivo de diagnostico precoce, na atualidade. Segundo Dershaw, é a única área da radiologia em que é possível buscar, de modo sistemático o câncer em estagio ainda curável.Um exame com alto padrão de qualidade pode se visualizar de 85% a 90% ou mais , sendo portando o exame padrão na detecção precoce do câncer de mama.
Mamografia é um método de exame de imagem que usa um sistema de raios-x de baixa dose para examinar as mamas e auxiliar no diagnóstico das doenças mamárias.
Um avanço recente na mamografia tradicional inclui a mamografia digital, que pode ser de dois tipos: direta e indireta.
Na mamografia digital direta (ou digital de campo total), o detector de raios-x transforma a radiação incidente em imagem digital, que é transmitida imediatamente ao computador. Já na indireta (computadorizada ou cr), o detector no aparelho de mamografia contém uma substância especial que guarda as informações radiográficas. Essa substância é levada a uma máquina que transforma as informações em imagem digital.
Os exames realizados com o mamógrafo digital direto tornam o processo mais ágil, pois já na sala de exames a técnica pode definir se as imagens estão ou não em padrão adequado para a análise.
No método indireto, o tempo de exame continua sendo mais curto em relação ao da mamografia convencional, porém o processo é mais demorado em comparação ao sistema direto.
Para a análise da mamografia, ambos os métodos provam-se excelentes para a grande maioria das pacientes. No entanto, a mamografia digital direta oferece imagens com características um pouco superiores. Uma das vantagens é que o radiologista pode utilizar recursos de ampliação digital, medidas precisas de distância e imagem