Ciências sociais
RESPONSALIBILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
PROFESSORES: CARLOS KUNTZEL E HELLEN QUEIROZ Etapa 1
Sustentabilidade
As condições de saúde ambiental na maioria dos municípios são muito precárias em virtude da deficiência ou da ausência de serviços públicos de saneamento ambiental, problema agravado, em muitos casos, pela falta de planejamento no âmbito municipal, o que tem contribuído para o desperdício de recursos e a uma baixa eficiência, resultando em grandes cargas socioambientais.
Uma das formas encontradas para fortalecer os municípios é recorrendo ao planejamento do processo de elaboração de uma política municipal de sustentabilidade e saneamento ambiental, como gestão dos recursos hídricos, saúde pública e ciências sociais, com distribuição equitativa de benefícios, envolvimento da população local e com custo/benefício favorável.
Para ser um processo consistente e sustentável, o desenvolvimento deve elevar as oportunidades sociais e a viabilidade e competitividade da economia local, aumentando a renda e as formas de riqueza, ao mesmo tempo em que assegura a conservação dos recursos naturais.
A influência e o peso dos problemas e interesses locais podem levar a visões e decisões da sociedade excessivamente localizadas e isoladas das condições e determinações do contexto, diminuindo a importância das iniciativas estratégicas e podendo representar uma atomização e fragmentação das ações no plano local. Esta tendência, reforçada pelos próprios limites de informação das sociedades locais, pode restringir a eficácia das iniciativas e programas de desenvolvimento, pela falta de percepção dos processos globais em que o local está inserido, e interagindo condições concretas do ambiente.
De um tempo para cá, têm se multiplicado os loteamentos clandestinos e em áreas não apropriadas, atraindo pessoas de baixa renda, tanto da zona rural do próprio município quanto dos municípios