Ciências Sociais 1
Pergunta 1
O conceito de “consciência coletiva” elaborado por Émile Durkheim está baseado no pressuposto de que existe entre os fatos sociais uma natureza coletiva de tal modo que as consciências individuais aparecem subordinadas ao pensamento orientado por regras compartilhadas por um determinado grupo social. Isso significa que:
a. Apesar de cada indivíduo possuir uma consciência individual, não é possível afirmar que exista uma consciência coletiva capaz de resultar em maneiras padronizadas de comportamento no interior de cada sociedade.
b. A consciência coletiva estaria espalhada por toda sociedade, impondo-se sobre as vontades individuais através das sanções legais e espontâneas.
c. Apesar da existência da consciência coletiva, existe uma consciência individual capaz de garantir a liberdade de opinião e escolha de cada um.
d. A consciência coletiva está ligada ao poder sobrenatural da consciência individual.
e. A consciência coletiva atua em casos raros ou esporádicos.
Pergunta 2
As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista na Inglaterra foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população.
A partir do texto anterior, podemos afirmar que esse fenômeno favoreceu o surgimento:
a. Da burguesia assalariada.
b. Do operariado urbano.
c. De servos voluntários.
d. Do campesinato.
e. Da elite política.
Pergunta 3
“Um levantamento inédito do governo federal mostra que quase 98% dos casos de assassinatos no campo do Pará ocorridos nos últimos dez anos ficaram impunes.
Foram analisadas 180 situações que resultaram em 219 mortes no Estado, entre 2001 e
2010. Apenas quatro (2,2%) delas geraram boletins de ocorrência, inquéritos policiais, denúncias de promotorias, processos judiciais e,