Microeconomia e macroeconomia
1 INTRODUÇÃO
Esta trabalho visa apresentar dados ligados ao que se refere a economia. Itens relevantes como inflação, taxa de juros e taxa de câmbio. Conceitos estes que afetam nosso dia a dia, precisamos estar atentos com oque acontece, pois os recursos são escassos e as necessidades ilimitadas.
Já os métodos quantitativos nos fornecem dados precisos para que as empresas possam fazer investimentos na medida certa sem comprometer seus recursos. As estatísticas se bem aplicadas podem dar uma ideia mais aproximada dos resultados dos investimentos de uma empresa.
Quanto a ética, veremos que ela é um elemento que não pode ser deixado de lado para um administrador, pois administrar, também é gerir pessoas, respeitando os direitos dos consumidores, não pensando apenas no lucro da empresa. No mercado a concorrência é grande e o bom atendimento e o respeito ao consumidor são vitais para o futuro das empresas.
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Impossível falar em economia sem falar em taxas de juros, inflação e taxa de câmbio.
Assim podemos definir como:
2.1 Inflação
Trata-se de um conceito econômico que representa o aumento dos preços dos produtos durante determinado período. Num processo inflacionário o poder da moeda cai.
A inflação é muito ruim para a economia de um país e quem geralmente perde com esse processo é a classe mais pobre.
No Brasil existem vários índices que medem a inflação, os principais são: IGP, IPC, INPC e IPCA.
Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia, como veremos a seguir:
“Banco Central vê inflação perto de 6% em todo governo Dilma”. (G1, Alessandro Martello, 30 de setembro de 2013).
Consequentemente, o poder de compra diminui e isso repercute negativamente sobre a confiança e o consumo das famílias, como podemos observar, a inflação