ciências política
a) O Fenômeno Político: Poder e Legitimidade
Poder: é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos
As formas de poder:
Econômicos: axiológico (bens financeiros)
Ideológicos : do saber, o que detém o conhecimento
Políticos: Estado (sem possibilidade de ruptura)
Para que exista Poder é necessário que o comportamento do primeiro determine o comportamento do segundo
Legitimidade : A dominação legitima (é o poder sob influencia da lei)
Segundo Max Weber há 3 tipos puros de dominação legitima:
De caráter Racional (onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente): normatizado, a obediência se presta não à pessoa, em virtude de direito próprio, mas à regra.
De caráter tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional): Obedece-se à pessoa do senhor nomeada, legitimada, pela tradição e vinculada a esta.
De caráter carismático (onde a autoridade é suportada, graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados): A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais.
b) Ideologia e Utopia
Ideologia: é uma crença falsa, é um conceito negativo que denota precisamente o caráter mistificante de falsa consciência de uma crença política. O juízo de valor pode ser uma falsa motivação, que cobre ou mascara os motivos reais do comando ou da obediência.
Na Ideologia política o que importa não é o valor da verdade, mas o valor funcional da Ideologia E o instrumento fundamental que as elites políticas têm à disposição para conseguir a mobilização política das massas e para levar, a um grau máximo, a sua manipulação.
No século XX, várias ideologias se destacaram:
- Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.
- Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros